Mistureba »

As drogas tornaram-se ilegais nos Estados Unidos em 1914 através do “Harrison Narcotics Act” (Ato de Entorpecentes Harrison). Por isso lá pelos idos de 1930, a cocaína já era amplamente reconhecida como uma droga perigosa, …

Leia a história completa »
Bandas e Artistas

Confira aqui os nomes de todos os artistas e bandas de Blues mais relevantes.

Destaque da Semana

A cada semana, nesta categoria, você receberá informações de um(a) artista / banda.

Opiniao

Os posts desta categoria refletem as opiniões do nossos editores, e podem mudar/evoluir.

Pe no Blues

Saiba que de vez em quando quase todo mundo já deu uma "passadinha" pelo Blues.

Saindo do Forno

Os últimos lançamentos de Blues nacionais e internacionais você fica sabendo aqui.

Home » Destaque da Semana, Mistureba, Primeiras Notas

Blues e cocaina

Enviado por
As drogas tornaram-se ilegais nos Estados Unidos em 1914 através do “Harrison Narcotics Act” (Ato de Entorpecentes Harrison). Por isso lá pelos idos de 1930, a cocaína já era amplamente reconhecida como uma droga perigosa, e não era mais tão comumente usada como passou a ser no final do século XIX e início do século XX, quando era legal. Mas mesmo assim a “coca” ainda existia e era encontrada com facilidade e frequência suficiente para que algumas canções fossem escritas sobre ela, ali peno final no final dos anos 20 e no início dos 30. E a primeira que vai é com “The Memphis Jug Band” – Cocaine Habit Blues, com Hattie Hart nos vocais principais em 1930. Nessa época a cocaína já estava caindo em desuso e você pode ouvir Hart mencionar isso.

Cocaine habit mighty bad / It’s the worst old habit that I ever had / Hey, hey, honey take a whiff on me

I went to Mr Beaman’s in a lope / Saw a sign on the window said no more dope / Hey, hey, honey take a whiff on me

If you don’t believe cocaine is good / Ask Alma Rose at Minglewood / Hey, hey, honey take a whiff on me

I love my whiskey and I love my gin / But the way I love my coke is a doggone sin / Hey, hey, honey take a whiff on me

Since cocaine went out of style / You can catch them shooting needles all the while / Hey, hey, honey take a whiff on me

It takes a little coke to give me ease / Strut your stuff long as you please / Hey, hey, honey take a whiff on me

 

Charley Patton foi o maior músico de blues do Delta do Mississippi na década de 1920. Ele gravou sua versão sobre o vício em cocaína em 1929, com “A Spoonful Blues” (Blues da colher cheia). Ouça como Patton usa a guitarra slide para terminar suas linhas vocais: depois da primeira linha da música, Patton nunca diz a palavra colherada com sua voz, e sim deixa sua guitarra falar. Charley Patton é um pouco menos positivo sobre a cocaína do que alguns dos outros cantores, e ele realmente dá a entender a intensidade do vício nessa música. Ele canta “Tudo que eu quero nesta criação é uma colherada. Você mataria um homem? Sim, vou matar apenas por uma colher cheia.”

(spoken: I’m about to go to jail about this spoonful)
In all a-spoon, about that spoonful
The women going crazy, every day in their life about a…

It’s all I want, in this creation is a…
I go home (spoken: wanna fight!) about a…
Doctor’s dying (way in Hot Springs) About a…
These women going crazy every day in their life about a…

Would you kill a man dead? (spoken: yes, I will!) just about a…
Oh babe, I’m a fool about my…

(spoken: Don’t take me long!) to get my…
Hey baby, you know I need my…
It’s mens on Parchman (done lifetime) just about a…

Hey baby, (spoken: you know I ain’t long) about my…
It’s all I want (spoken: honey, in this creation) is a…
I go to bed, get up and wanna fight about a…

(spoken: Look-y here, baby, would you slap me? Yes I will!) just about a…
Hey baby, (spoken: you know I’m a fool about my…
Would you kill a man? (spoken: Yes I would, you know I’d kill him) just about a…
Most every man (spoken: that you see is) fool about his…

(spoken: You know baby, I need) that old…
Hey baby, (spoken: I wanna hit the judge about a) About a…
(spoken: Baby, you gonna quit me? Yeah honey!) just About a…
It’s all I want, baby, this creation is a…
(spoken: look here, baby, I’m leaving town!) just about a…
Hey baby, (spoken: you know I need) that old…
(spoken: Don’t make me mad, baby!) Cause I want my…
Hey baby, I’m a fool about that…
(spoken: Look-y here, honey!) I need that…

Most every man leaves without a…
Sundays mean (spoken: I know they are) about a…
Hey baby, (spoken: I’m sneakin’ around here) and ain’t got me no…
Oh, that spoonful, hey baby, you know I need my…

 

Essas canções marcaram o fim da era da cocaína nas primeiras décadas do século passado, muito também à medida que outras drogas cresciam em popularidade. A cocaína praticamente desapareceu, até seu ressurgimento nos anos 60 e sua popularidade explodiu nos anos 70 e 80, quando temos canções como White Lines e aquela famosa do Eric Clapton / John Cale. Mas vai muito além disso. Vários músicos de diferentes estilos deram o recado sobre o uso de drogas. Veja aqui mais alguns exemplos recentes.

ERIC CLAPTON – COCAINE

BLACK SABBATH – SNOWBLIND

THE ROLLING STONES – CAN’T YOU HEAR ME KNOCKING

GUNS N’ ROSES – MY MICHELLE

BUCKCHERRY – LIT UP

The WEEKND – CAN’T FEEL MY FACE

FLEETWOOD MAC – GOLD DUST WOMAN

GOLDFRAPP – RIDE A WHITE HORSE

RIHANNA – DIAMONDS

TUYO (NARCOS THEME) – EXTENDED VERSION

Tags: , , , ,

Deixar um comentário